10/08/2011

Prof. Altamiro Susin recebe o prêmio Padre Roberto Landell de Moura 2011


O Prof. Altamiro Susin possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), especialização em Diplome d'Études Approfondies pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (1979), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), doutorado em Informatique pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (1981) e pós-doutorado pela McGill University (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Microprocessadores, Arquitetura de Circuitos Integrados, Microeletrônica, VLSI. Por sua trajetória, o Prof. Susin é merecedor do Prêmio Landell de Moura, pois todos os que interagiram e trabalharam com ele são unânimes em destacar-lhe a qualidade de  criador e inspirador de novas áreas e atividades de desenvolvimento de hardware – seja em microeletrônica, seja em hardware de processamento geral -  que beneficiou gerações de educadores que atuam no Brasil e até no exterior. O Prof. Susin gerou protótipos e idéias que beneficiaram a sociedade brasileira em geral, não apenas a Sociedade Brasileira de Microeletrônica - SBMicro.

Orientou 24 Mestres e 8 Doutores nas áreas de Microeletrônica, CAD, Processamento de Sinais e de Imagens. Foi pioneiro como analista e programador nos anos 1968-1971 quando duas universidades em Porto Alegre estruturaram seus serviços de computação centralizada, os chamados CPDs. Atuou com desenvoltura tanto nos aspectos de hardware como de software dos sistemas integrados, valorizou e desenvolveu metodologias de projeto e de CAD há 30 anos, que são hoje reconhecidas como essenciais para os complexos sistemas-em-chip dos dias de hoje.

O Prof. Susin foi Presidente da Sociedade (2006-2008) e serviu a SBMicro em diversas funções como Diretor, Membro do Conselho e Membro Fundador da Sociedade. Foi pioneiro no projeto de microprocessadores RISC no Brasil, onde criou com seu grupo de pesquisa o microprocessador RISCO (1985), além de inspirador e formador de diversas gerações de engenheiros, mestres e doutores, a maioria na área de projeto de circuitos integrados e projeto de sistemas integrados, notadamente processadores, processadores de sinais, CAD, sistemas em chips e redes em chip.

Como pesquisador desenvolveu projetos pioneiros em muitas áreas da Engenharia Eletrônica e da Microeletrônica. Nos anos 1970 desenvolveu parte do computador pioneiro projetado na UFRGS com componentes de prateleira, como microprocessadores, memórias, CIs TTLs: o driver de diskete do sistema SED, microprocessado. Fez seu doutorado em Microeletrônica no desenvolvimento de datapaths de microprocessadores no INPG na França, e fundou a seguir o Grupo de Microeletrônica da UFRGS ao retornar ao Brasil em 1981. Orientou e coordenou o projeto de microprocessadores e do ambiente de CAD pioneiro para o projeto de Circuitos Integrados, a Estação de Software de CAD para Microeletrônica (1985-1990), totalmente desenvolvida no Brasil. Como educador e pesquisador, tem o respeito e merece o reconhecimendo do Brasil como pioneiro na Microeletrônica no nosso país. Seu trabalho na Microeletrônica ajudou na criação, como co-fundador, do 1º. Simpósio SBCCI de Concepção de Circuitos Integrados, que iniciou de forma pioneira no Brasil como iniciativa da UFRGS e da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. O premiado atuou na formação de gerações de engenheiros e informatas, colaborou com o estabelecimento das bases para o desenvolvimento do CEITEC, no qual foi conselheiro e colaborador com o projeto nos primórdios de sua implantação.

Todos os que o indicaram para o Prêmio identificaram no Prof. Susin um criativo engenheiro, que faz o que se requer em projetos: uma atuação agregadora. Fez isto na área de software para Microeletrônica, e também propôs e levou a cabo o projeto de Microprocessadores RISC, agregando esforços em microeletrônica e sistemas de software. O grupo de Microeletrônica da UFRGS o reconhece como líder, pois buscou atuar em prol do coletivo, de forma a manter a coesão e o alinhamento em torno de objetivos maiores e não pessoais.

Como educador criativo e dedicado, formou para a sociedade gerações de cientistas que contribuem para a Microeletrônica e a Computação no Brasil. Parabéns Prof. Susin e obrigado.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados