01/11/2005

NAMITEC é aprovado no Programa Instituto do Milênio MCT/CNPq


Abaixo segue a descrição do projeto pelo seu Coordenador, Prof. Dr. Jacobus W. Swart (CCS/UNICAMP):
 
O projeto tem como objetivo principal realizar pesquisa e desenvolvimento em sistemas micro e nanoeletrônicos integrados inteligentes, que propiciem a realização de sistemas eletrônicos autônomos tais como redes de sensores inteligentes, sistemas embarcados e sistemas auto-ajustáveis, com várias aplicações em potencial, em particular em agricultura de precisão, no controle ambiental, em energia, na instrumentação biomédica, na indústria automotiva e aeroespacial e nas telecomunicações. Dentro desse contexto listamos os seguintes objetivos: a) Pesquisar e desenvolver sistemas em chip e sistemas de redes de sensores. b) Pesquisar e desenvolver metodologias e ferramentas de projeto e teste de circuitos integrados com baixo consumo de potência, tolerantes a falhas, incluindo circuitos analógicos, RF e digitais. c) Pesquisar e desenvolver dispositivos micro e nanoeletrônicos, fotônicos e optoeletrônicos, MEMS e NEMS e seus processos de integração e encapsulamento. d) Pesquisar materiais e técnicas de micro e nanofabricação necessários para a fabricação dos dispositivos e circuitos integrados.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar de várias instituições de ensino e pesquisa nos domínios da física, química, ciência da computação e engenharia elétrica/eletrônica e agropecuária (Embrapa). Participam 93 pesquisadores de 26 unidades em 17 instituições, localizadas em 9 estados nas diversas regiões do país, exceto na região norte. No entanto, o grupo mantém significativa colaboração com a UFAM e CTPIM, visando formação de RH, que também contará com apoio deste projeto.

O grupo proponente mantém colaboração intensa com 26 grupos de pesquisa do exterior e com duas dezenas de empresas no país, realizando trabalhos conjuntos. Isto demonstra a inserção do grupo no cenário internacional, bem como seu empenho em transferir conhecimento e dar apoio ao desenvolvimento industrial no país.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados