02/11/2005

Cooperação em P&D para CAD de Projeto de CI entre UFRGS e startup dinamarquesa Nangate A/S


 Trata-se do primeiro convênio formalmente firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um empresa estrangeira, no caso a NANGATE A/S, da Dinamarca. A empresa Nangate A/S é uma companhia nova criada para atuar no mercado internacional de semicondutores, mais especificamente na área de projeto de circuitos integrados. Esta empresa foi fundada por projetistas de circuitos integrados com larga experiência em centros de projeto (design houses) de grandes coorporações, como Intel, Cray e Vitesse. O mesmo grupo foi fundador de outra empresa de projeto em telecomunicações, cujo sucesso resultou na sua aquisição pela Vitesse Corporation. Este time de projetistas dinamarqueses fundou a Nangate A/S para atuar no desenvolvimento de ferramentas ou softwares de auxílio a projeto, também conhecidos por CAD, em um nicho específico onde os professores-pesquisadores do Instituto de Informática da UFRGS André Inácio Reis e Renato Perez Ribas vêm atuando nos últimos anos.

A empresa Nangate A/S descobriu o trabalho desenvolvido pelos professores através de suas publicações em conferências científicas, e propos esta parceria de pesquisa e desenvolvimento conjuntos. Através deste convênio será criado um laboratório de pesquisas avançadas na área de microeletrônica para a produção de protótipos de CAD que explorem os resultados teóricos obtidos pelos pesquisadores, como também propiciará financiamento para a formação de estudantes nos níveis de doutorado, mestrado e graduação. Três engenheiros de computação egressos da UFRGS foram contratados pela empresa para trabalharem na sua sede em Copenhague.

Profs. André Reis e Renato Ribas, e os profissionais recém contratados Vinicius Correia e Renato Poli, ambos egressos da UFRGS, em frente a sede da empresa Nangate A/S, em Herlev, Dinamarca.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados