25/02/2011

Design center da Freescale no Brasil projeta microcontrolador que bate recorde de performance


Este benchmark consiste em uma série de testes de funções típicas executadas por estes microcontroladores automotivos, tais como CAN, ponto ótimo de ignição (tooth-to-spark), cálculo de velocidade e o uso de algorítimos complexos para aplicações de segurança em veículos automotivos.

"É uma grande notícia a confirmação da excepcional performance dos MCUs da família Qorivva" disse Ray Cornyn, diretor do grupo de MCUs automotivas da Freescale. "Desenvolvido a partir da arquitetura Power PC, com foco em aplicações de tempo real, mostrou excelentes resultados que o justificam como o padrão da indústria automotiva."

Implicações para a indústria: A performance to MPC5674F, que foi desenvolvido para o controle eletrônico de motores, permite aos engenheiros automotivos soluções mais efetivas em termos de custo e controle de emissão. Dada a avançada capacidade do MPC5674F, pode ser usado na próxima geração de veículos automotivos híbridos e elétricos. De acordo com o departamento de energia dos EUA, sistemas de injeção de combustível utilizando estes controles eletrônicos mais precisos, tipicamente levam a uma economia de combustível entre 10% e 20% comparado aos sistemas tradicionais.

Os sistemas de injeção direta exigem uma alta capacidade de processamento e controle preciso de quando e por quanto tempo o injetor permanece aberto, enquanto simultaneamente monitora os níveis de oxigênio, a temperatura do ar, a velocidade do carro, a composição dos gases emitidos para controlar o consumo de combustível e o emissão de gases de forma ótima e eficiente.

O processador Qorivva MPC5674F é projetado para operar em uma frequencia maior, se comparado as gerações anteriores de processadores automotivos. Isto significa que ele executa tarefas individuais mais rapidamente que os dispositivos similares. Ele também permite a execução de vários processos paralelos, executa algoritmos complexos de processamento e executa outras instruções simultaneamente. Esta performance aliada ao processo conhecido como "zero-defect" da Freescale, permite aos fabricantes automotivos oferecerem garantia extendida a seus motores.

A próxima geração dos processadores Qorivva, está sendo projetada no Brasil, utilizando tecnologia CMOS com embedded Flash de 55 nanometer (nm) qualificada para condições automotivas, melhorando ainda mais o consumo de potência e custo e agregando inovações em uma arquitetura Power PC Multi Core. Os processadores Qorivva integram temporizadores complexos e sistemas dedicados para o controle de motores, unidade de processamento digital de sinais (DSP) e um grande conjunto de periféricos que facilitam o uso destes processadores em uma gama variada de aplicações.

Varios trainees oriundos do programa de treinamento do CI-Brasil, que conta com suporte do CNPQ e MCT, tiveram a oportunidade de participar deste projeto de grande envergadura como veículo de aprendizado profissional.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados