07/05/2012

Professores e alunos do Centro de Informática desenvolvem seu primeiro circuito integrado


Circuito integrado BSMILC (Biological Signals and Medical Images Lossless Compressor) Circuito integrado BSMILC (Biological Signals and Medical Images Lossless Compressor)

As aplicações do circuito estão voltadas para uso na fabricação de qualquer equipamento portátil para monitoramento e armazenamento de sinais biológicos e/ou imagens médicas durante grandes períodos de tempo, devido às características de compressão sem perdas efetuada pelo chip, possibilitando aquisição de grandes volumes de sinais garantindo maior precisão no diagnóstico médico.

Teste do BSMILC da UFPB

O projeto foi desenvolvido sob a coordenação do Prof. José Antonio Gomes de Lima, com participação dos pesquisadores Prof. Antônio Carlos Cavalcanti e Prof. Leonardo Vidal Batista de acordo com a chamada do Programa Brazil-IP 2008, usando a metodologia BVM (Brazil-IP Verification Methodology). Foram responsáveis pelo desenvolvimento os alunos Yuri Gonzaga Gonçalves da Costa, Bruno Maia de Morais, Daniel Marques, Igor Gadelha, João Janduy Brasileiro e Lucas Lucena Gambarra.

Equipe de desenvolvimento do BSMILC da UFPB

Dezesseis amostras do chip foram recebidas, após fabricação e testadas com êxito, comprovando o sucesso da metodologia que prevê, entre outros procedimentos, a prototipagem em FPGA antes da fabricação. Segundo o Prof. José Antonio o projeto tem grande relevância para a UFPB e para o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Centro de Informática, pelo domínio da metodologia de projeto de circuitos integrados, visando atender à demanda de projetistas de circuitos integrados no país. Nesse particular, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reconhece a existência dessa demanda e a UFPB passa a ser um membro do grupo com domínio dessa tecnologia.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados