Panel: "Microeletrônica: Uma Perspectiva Empresarial" 
(In Portuguese)


Room: Ilha de Santo Aleixo
Date and Time: Thursday, from 6:00pm - 7:30pm

Panelistas
Armando Gomes, CEO, Freescale Semiconductors
Braz Izaías, Gerente de Tecnologia, Instituto Genius
José Ripper, Presidente, AsGa SA
Wanderlei Marzano, Presidente, Aegis Semicondutores (a confirmar)
Sérgio Dias, Diretor Presidente, CEITEC
Carlos Mammana, Diretor, CENPRA
Hamilton Silva, Coordenador Geral de Microeletrônica, MCT
 


Resumo

    Os últimos 15 anos presenciaram uma retração significativa no parque tecnológico e nas atividades industriais relacionadas à eletrônica no País. O encerramento de um ciclo de política industrial ao final dos anos 80, seguido de uma competição internacional feroz e de uma clara ausência de modelo, resultaram em um completo esvaziamento na capacidade do País de desenvolver atividades de P&D em microeletrônica e de transformá-las em negócios.

Uma das piores conseqüências deste processo foi o drástico encolhimento da indústria nacional de equipamentos que levou consigo não somente a demanda por componentes, mas também um setor fundamental ao debate nesta área, que ficou restrito ao longo dos anos à Academia e ao Governo.

Com a recente proposta de Política Industrial, lançada pelo Governo Federal, voltou-se novamente ao debate.  No entanto, algumas questões ainda pairam no ar. Qual a demanda real das empresas  de  equipamentos estabelecidas no País por componentes inovadores estranhos ao seu processo
industrial importado? Que novas oportunidades de negócio ou vantagens competitivas teriam as empresas de equipamentos neste cenário, considerando a agressiva capacidade comercial dos países asiáticos? Seria possível fazer uso do crescente movimento mundial de terceirização de projetos de CI para viabilizar uma indústria nacional de projetos? Que vantagens podem ser oferecidas pelo País para atrair novas DHs?
Nanotecnologia parece ser uma estratégia de consenso, mas como viabilizar o grande salto?

O objetivo do painel é oferecer respostas a algumas destas perguntas através da perspectiva da indústria brasileira, em particular face à crescente competição mundial e a nova Política Industrial. Procuraremos dar voz às empresas e laboratórios da área, ou com interesses nesta.