18/11/2005

3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação


Começa amanhã a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, vai até o dia 18 de novembro e será realizado no Hotel Blue Tree Park, em Brasília (DF). O evento, que definirá as diretrizes das políticas de CT&I para os próximos anos, tem o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para discussão e formulação de políticas públicas na área da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na abertura do evento, no dia 16, está prevista a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além do ministro Sergio Rezende, anfitrião do evento, também estão confirmadas as presenças dos ministros Roberto Rodrigues (Agricultura) e Ciro Gomes (Integração Nacional), da ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, do presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Ennio Candotti, do presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Odilon Marcuzzo do Canto, do presidente da Gradiente, Eugenio Staub, do diretor de Gestão Tecnológica da Siemens, Ronald Dauscha e do gerente de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae, Paulo Alvim. O professor Alan McDiarmid, prêmio Nobel de Química no ano 2000, também vem ao País para participar do evento.

Cinco grandes temas serão debatidos nos três dias de Conferência, que tem a intenção de aproximar os setores acadêmico, empresarial e público (governamental e não-governamental) no esforço de utilização de CT&I como ferramenta para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do País. São eles: Geração de Riqueza, Inclusão Social, Gestão e Regulamentação, Áreas de Interesse Nacional e Presença Internacional. 

A primeira Conferência foi criada 1985 pelo primeiro ministro de Ciência e Tecnologia, Renato Archer. Agora, chega a sua 3ª edição com a atenção voltada para a solidificação de um mundo globalizado. A importância da inovação tecnológica como principal instrumento para a competitividade do Brasil no cenário internacional tornou-se prioridade nas discussões sobre C&T e contribuiu para a mudança do nome do encontro, a partir da 2ª Conferência, que antes excluía a Inovação do título.

Na última Conferência Nacional, em 2001, foram desenvolvidos os Fundos Setoriais. Os Fundos têm como objetivo garantir a ampliação e a estabilidade do financiamento para a área e, ao mesmo tempo, a criação de um novo modelo de gestão, fundado na participação de vários segmentos sociais, no estabelecimento de estratégias de longo prazo, na definição de prioridades e com foco nos resultados.

Dias: 16, 17 e 18 de novembro
Local: Hotel Blue Tree Park, Brasília
Informações:
Berta Marchiori - berta@informe.jor.br
Giovana Perfeito - giovana.perfeito@informe.jor.br
Maurício Athayde - mauricio@informe.jor.br
Telefone: (61) 2107-9300

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados