21/09/2023

Profa. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, primeira mulher a receber o Prêmio Landell de Moura 2023.


O Premio Landell de Moura foi criado em 2007, com a intenção de estimular atividades de pesquisa e de inovação na área de microeletrônica e para comemorar e reconhecer as invenções de Pe. Landell de Moura, que foi um homem à frente do seu tempo, com grande visão, criatividade e persistência. Ele foi um precursor do rádio, demonstrando um sistema de comunicação sem fio por ondas eletromagnéticas, incluindo os componentes inventados por ele próprio, em 1894; demonstrou também a comunicação de voz a distância por modulação de feixe luminoso. Ele lutou por apoio industrial e governamental para seus inventos. Seus feitos e características o tornam um modelo a ser seguido.

O processo para escolha do novo Laureado início em março/23, com a definição da comissão, formada por Armando G. da Silva Júnior, Henri Boudinov e José Alexandre Diniz. O processo envolveu divulgação, recebimento das indicações, avaliação, votação e aprovação do comitê.

A comissão formada para escolher e ordenar a lista tríplice para o Prêmio Pe. Landell de Moura 2023, reuniu-se e avaliou as indicações recebidas, e por meio de votação formulário on-line, foram dados o prêmio para Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon é Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro); membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação - CATI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); titular do Conselho Administrativo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX, membro do GT de Semicondutores do Ministério da Economia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordenadora do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq. Assessora da Fundação Araucária, a fundação de pesquisa do Paraná. Linnyer é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1 do CNPq e líder do @manna_team, uma das maiores redes de pesquisa, ensino, extensão e inovação do Paraná e uma das maiores do Brasil com 200 participantes, entre eles 29 doutores e vários professores e estudantes de escolas públicas. É um dos membros do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC), Coordenadora do PPI Manna BraX, Coordenadora do MCTI do Futuro Manna BR (projeto nacional do MCTI), Coordenadora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy da Fundação Araucária. Membro do NAPI Educação do Futuro. Líder do Diretório de Pesquisa Manna Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Computação Invisível do CNPq. Titular do Conselho Administrativo da Evoa Aceleradora de startups e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Titular da Comissão GT INTER - Laboratório de Internacionalização da UEM/CAPES/ American Council of Education nomeada pela Portaria 1036/2019-GRE (2019-atual). Titular do Membro do Comitê Mulheres na Ciência do CTC/UEM que avalia a inserção das mulheres na ciência e na pesquisa e propõe políticas para mulheres no escopo da UEM e para outras instituições. Membro permanente do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM (2008-atual), onde foi a responsável pela criação do curso de doutorado. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG (2004-atual). Ela é Doutora em Ciência da Computação (2003) com pós-doutorado (2004), Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1996) e graduada em Engenharia de Computação (1993) e Teologia (2011).

Além disso, A carreira da professora Linnyer é reconhecidamente em prol da área de microeletrônica tendo contribuições relevantes em todos os níveis: nacional, regional e local, além dos esforços para a internacionalização da área e por seu reconhecimento nos governos (federal, estaduais e municipais), empresas, terceiro setor e academia como uma mulher coerente, líder com visão coletiva, persistente, atenciosa aos detalhes de todo ecossistema, visionária e criativa.

O prêmio foi concedido Prof. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon em cerimônia de Homenagem, realizada durante Jantar da Conferência do Chip in Rio 2023, no dia 31 de agosto de 2023.

 

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados