LINNYER BEATRYS RUIZ AYLON

GANHADORA DO PRÊMIO Pe. LANDELL DE MOURA 2023
A PRIMEIRA MULHER A RECEBER O PRÊMIO Pe. LANDELL DE MOURA

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon
@MANNA_TEAM
Universidade Estadual de Maringá

Links importantes
Clique aqui para ver mais detalhes da premiação


Área de Atuação
Projetos; Sistema embarcados; Sistemas microprocessados; Sistemas de hardware e software para Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas Robóticas (IoRT), Internet dos Drones (IoD), Internet do Nada (IoN), Próteses Biônicas e Educação 5.0. Projeto de Chips; Inovação e popularização da área de microeletrônica.

CV Resumido
Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon é Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro); membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação - CATI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); titular do Conselho Administrativo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX, membro do GT de Semicondutores do Ministério da Economia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordenadora do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq. Assessora da Fundação Araucária, a fundação de pesquisa do Paraná. Linnyer é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1 do CNPq e líder do @manna_team, uma das maiores redes de pesquisa, ensino, extensão e inovação do Paraná e uma das maiores do Brasil com 200 participantes, entre eles 29 doutores e vários professores e estudantes de escolas públicas. É um dos membros do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC), Coordenadora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy da Fundação Araucária. Membro do NAPI Educação do Futuro. Líder do Diretório de Pesquisa Manna Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Computação Invisível do CNPq. Titular do Conselho Administrativo da Evoa Aceleradora de startups e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Titular do Membro do Comitê Mulheres na Ciência do CTC/UEM que avalia a inserção das mulheres na ciência e na pesquisa e propõe políticas para mulheres no escopo da UEM e para outras instituições. Membro permanente do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM (2008-atual), onde foi a responsável pela criação do curso de doutorado no ano de 2020. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG (2004-atual). A professora Linnyer também foi a responsável pela criação do Mestrado em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Maringá em 2007. Ela é Doutora em Ciência da Computação (2003) com pós-doutorado (2004), Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1996) e graduada em Engenharia de Computação (1993) e Teologia (2011).

Short Bio
Em 2022, a professora Linnyer foi a ganhadora do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia o que inspirou esta indicação ao Prêmio Pe. Landell de Moura. A Professora Linnyer também foi indicada duas vezes ao Prêmio Carolina Bori da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ação para homenagear mulheres destacadas na ciência e/ou que contribuíram para a consolidação da ciência brasileira e as futuras cientistas do Brasil
A Profa. Dra. Linnyer é professora da UEM, uma universidade estadual jovem do interior do Paraná, residente em Cianorte-PR (cidade de 70.000 habitantes distante 500km de qualquer capital), mãe e esposa. Seu trabalho à frente da SBMicro é notável e o Prêmio Pe. Landell de Moura, além do reconhecimento por seu trabalho como pesquisadora e suas contribuições para a Microeletrônica, é um incentivo para que ela ganhe ainda mais envergadura em suas ações, consiga maior projeção para conseguir realizar mais ações pela comunidade, além de continuar como exemplo para que outras mulheres possam prosseguir em crescimento em suas carreiras.

Conheça todos os premiados

2008 - Sergio Bampi
2009 - João Antônio Zuffo
2010 - Jacobus Swart
2011 - Altamiro Amadeu Susin
2012 - Henrique de Oliveira Miguel
2013 - Marcelo Soares Lubaszewski
2014 - Wilhelmus Adrianus Van Noije
2015 - Ricardo Augusto da Luz Reis
2016 - João Antonio Martino
2017 – Não ocorreu o processo de premiação.
2018 – Raimundo Carlos Silvério Freire
2019 – Armando Gomes da Silva Jr.
2020 – Não ocorreu o processo de premiação.
2021 – Henri Ivanov Boudinov
2022 – José Alexandre Diniz
2023 – Linnyer Beatrys Ruiz Aylon

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados