logo emicro sim

IoT Student Contest

O IoT Student Contest, promovido pelo CESAR, SBMicro, SMART Modular Technologies, ST Microelectronics, IEEE CASS-RS, é uma competição destinada a alunos de graduação e ensino técnico que tem como objetivo propiciar a oportunidade de desenvolvimento de sistemas inteligentes e inovadores, contribuindo para a evolução deste segmento de Internet das Coisas no Brasil. Como resultado, espera-se o desenvolvimento de um protótipo original, técnico, relevante e com aplicabilidade para solucionar problemas atuais na área de IoT utilizando as placas de desenvolvimento disponíveis contendo os módulos das empresas parceiras com a conectividade LoRaWAN, ou comunicação ponto-a-ponto (P2P).

Serão aceitos grupos formados por estudantes de graduação e ensino técnico e mentores formados por professores e estudantes de pós-graduação.

A competição terá duas etapas:

1) Proposta
Na primeira etapa, realizada durante a EMicro/SIM 2022, em Maio, será avaliada a proposta apresentada por cada um dos grupos. A avaliação será realizada com base em formulário e defesa da proposta. A comissão avaliadora escolherá até 8 (oito) grupos finalistas. Cada grupo finalista receberá, em até 30 dias, uma placa de desenvolvimento (quantidade limitada) fornecida por empresas parceiras e uma inscrição gratuita para o apresentador do protótipo no evento virtual Chip in the Minuano 2022. A prioridade na escolha das placas de desenvolvimento disponíveis será dada na ordem de classificação das equipes no top 8.

2) Protótipo
Na segunda etapa, realizada durante o Chip in the Minuano, no final de Agosto, será avaliada a implementação do protótipo baseado na placa de desenvolvimento escolhida por cada equipe classificada na primeira etapa. A avaliação será realizada com base numa demonstração virtual das funcionalidades do protótipo e num formulário de planejamento de desenvolvimento até o protótipo. A comissão avaliadora escolherá 3 (três) grupos vencedores.

As plataformas de desenvolvimento disponíveis para as 8 equipes classificadas na primeira etapa serão:

1) 8 placas “Shield para Arduino LoRaWAN Chip Antena” fabricado pela Robocore com módulo LoRaWAN da SMART Modular Technologies.

2) 4 placas “Shield para Arduino STEVAL-FKI915V1” baseado no transceptor S2LP da ST Microelectronics.

3) Kit device+gateway+cloud (TBD) da plataforma KNoT, desenvolvida pelo CESAR, com transceptor NRF52832 da Nordic Semiconductor e um RTOS baseado no SO Zephyr.

O prazo para inscrições é até 1º de Maio.

Requisitos

Cada grupo deve ser composto de 3 a 10 estudantes (graduação ou ensino técnico) e 1 a 5 mentores (professor ou estudante de pós-graduação). Mentores não serão considerados como membros do grupo.

Datas

– Inscrições: Até 1º de Maio
– Avaliação primeira fase: 2 a 6 de Maio (EMicro/SIM)
– Avaliação segunda fase: 22 a 26 de Agosto (Chip in the Minuano)

Comissão organizadora:

Arthur Liraneto (CESAR)
Marcelo Lubaszewski (SBMicro)
José Rodrigo Azambuja (IEEE CASS)
Cléber Figueira (SMART Modular Technologies)
Alfredo Luthold (ST Microelectronics)

GT de Semicondutores:

Erwin Franiek (Unicamp)
Flávio Sakai (Harman)
José Bertuzzo (Eldorado)
Linnyer Ruiz (SBMicro)
Ronaldo Bianchini (SAE Brasil)

Promovido por:

logo Kore

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2022 SBMicro | Todos os Direitos Reservados