PRÊMIO Pe. LANDELL DE MOURA

O Prêmio foi criado em 2007, com a intenção de estimular atividades de pesquisa e de inovação na área de microeletrônica e para comemorar e reconhecer as invenções de Pe. Landell de Moura, que foi um homem à frente do seu tempo, com grande visão, criatividade e persistência. Ele foi um precursor do rádio, demonstrando um sistema de comunicação sem fio por ondas eletromagnéticas, incluindo os componentes inventados por ele próprio, em 1894; demonstrou também a comunicação de voz a distância por modulação de feixe luminoso. Ele lutou por apoio industrial e governamental para seus inventos. Seus feitos e características o tornam um modelo a ser seguido.

Nossa galeria de honra tem os seguintes premiados
Clique nos nomes dos ganhadores para saber mais sobre eles

2008 - Sergio Bampi
2009 - João Antônio Zuffo
2010 - Jacobus Swart
2011 - Altamiro Amadeu Susin
2012 - Henrique de Oliveira Miguel
2013 - Marcelo Soares Lubaszewski
2014 - Wilhelmus Adrianus Van Noije
2015 - Ricardo Augusto da Luz Reis
2016 - João Antonio Martino
2017 – Não ocorreu o processo de premiação.
2018 – Raimundo Carlos Silvério Freire
2019 – Armando Gomes da Silva Jr.
2020 – Não ocorreu o processo de premiação.
2021 – Henri Ivanov Boudinov
2022 – José Alexandre Diniz
2023 – Linnyer Beatrys Ruiz Aylon

Pessoas Elegíveis

Qualquer pessoa é elegível, sem restrição de nacionalidade, raça, credo, gênero, idade, podendo ou não ser membro da SBMicro. O indicado deve apresentar algumas das características do Pe. Landell de Moura, tais como ser visionário, criativo e persistente, e ter contribuído com o desenvolvimento da área de microeletrônica no Brasil.

Prêmio

Um certificado, uma medalha, isenção vitalícia da anuidade da SBMicro e inscrição gratuita nos próximos 5 congressos anuais da SBMicro.

Indicações

As indicações são feitas por membros da SBMicro em dia com suas anuidades. Todos os membros da SBMicro são convidados a encaminhar ao comitê do Prêmio Pe. Landell de Moura suas indicações dentro do prazo definido, acompanhadas de justificativa e currículo resumido do indicado, com endosso de mais dois especialistas, seguindo o formulário específico disponível na página da SBMicro.

Comitê do Prêmio Pe. Landell de Moura

O comitê será formado pelos três últimos agraciados com o prêmio e coordenado pelo laureado que ganhou o prêmio a mais tempo. Cabe ao presidente da SBMicro fazer a convocação dos membros do comitê como estabelecido na Assembleia Geral da SBMicro de 2017, definir o cronograma de trabalhos e providenciar ampla divulgação. Em caso de impedimento de algum dos membros, caberá ao presidente percorrer a lista de laureados na ordem cronológica inversa até obter os 03 nomes.

Procedimento de escolha

O comitê recebe as indicações como mencionado, escolhe e ordena três candidatos. O conselho elege o agraciado dentro da lista apresentada. Em caso de empate, cabe ao Presidente da SBMicro o voto de qualidade (voto de minerva). Ao final do processo da escolha, o coordenador do comitê prepara ata interna do conselho da SBMicro com uma justificativa clara e objetiva da escolha, bem como um folheto de apresentação do prêmio, contendo citação do prêmio, nome do agraciado e uma descrição dos feitos do mesmo, justificando a sua premiação. Este folheto será postado na página (site) da SBMicro e impresso para ser entregue durante a cerimônia de premiação.

Critérios

Liderança; contribuições científicas e tecnológicas; contribuições e serviços relevantes para a SBMicro, para o ensino da microeletrônica ou para o desenvolvimento da área no país; qualidade dos proponentes da indicação. Não há necessidade de atender a todos os critérios; basta uma contribuição significativa em um ou alguns dos critérios mencionados.

Apresentação

O prêmio será concedido durante o congresso anual da SBMicro, em cerimônia destacada do evento, como a abertura ou o jantar de confraternização, de acordo com a preferência do presidente da sociedade e do coordenador geral do evento.

Publicidade

O Presidente da SBMicro divulgará a escolha do premiado para os diversos canais de notícias: diários, boletins do CNPq, ABINEE, FAPESP, SBPC e outros, bem como na página da SBMicro, durante o mês do congresso anual. Uma brochura descrevendo o prêmio e as contribuições do premiado devem ser distribuídas durante a sessão de premiação.

Calendário da Edição 2023


Início da divulgação da Edição 2023 do
Prêmio Pe. Roberto Landell de Moura

05/05/2023
Data final para que a comunidade indique seus
candidatos usando formulário apropriado
17/07/2023
Período de avaliação do Comitê 18/07/2023 a 04/08/2023
Prazo para aprovação de escolhas pelo Conselho da SBMicro 07/08/2023 a 14/08/2022
Divulgação e entrega do Prêmio 31/08/2023

Comitê da Edição 2023

-Armando Gomes da Silva Jr. (coordenador)
Prêmio Pe. Landell de Moura 2019

-Henri Ivanov Boudinov
Prêmio Pe. Landell de Moura 2021

-José Alexandre Diniz
Prêmio Pe. Landell de Moura 2022

Regulamento & Formulário

- Clique aqui para baixar o Regulamento do Prêmio
- Clique aqui para baixar o Formulário de indicação

Submissão da Indicação 2023

Envie o formulário de indicação preenchido para o e-mail premiolandelldemoura2023@sbmicro.org.br.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados