MCT divulga balanço de atividades estruturantes de 2011
TICs - Tecnologias da informação e comunicação
A área de tecnologias da informação e comunicação pode ser vista como a combinação de quatro grandes setores: (i) software, (ii) hardware e sistemas, (iii) semicondutores e microeletrônica e (iv) infraestrutura de TI. Cada um deles requer uma visão de futuro e uma estratégia própria de ciência e tecnologia para vencer os desafios e evoluir em escala e qualidade internacional.
Há também, uma serie de benefícios e incentivos para a indústria de semicondutores, displays, hardware e sistemas, por meio da Lei de Informática (Lei 8.248, de 1991), da Lei do Bem (Lei 11.196, 2005) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Industria de Semicondutores (PADIS, Lei 11.484, 2007). O Brasil e o terceiro maior mercado global dessa indústria, principalmente para tablets, notebooks e laptops. Planos para esse setor visam aumentar a verticalização da indústria, usando cada vez mais conteúdo nacional, acompanhado da articulação de metas de exportação para os próximos anos.
Os componentes eletrônicos, com destaque para semicondutores e displays (opto eletrônicos), constituem um mercado mundial estimado, em 2010, em US$ 410 bilhões. No Brasil, o sistema produtivo na área de semicondutores ainda e incipiente e voltado para o mercado interno, o que faz com que componentes semicondutores e displays com tecnologias LCD-TFT e plasma representem cerca de 410 das importações de componentes eletrônicos (cerca de US$ 6 bilhões em 2010). A estratégia para esse setor tem como foco a consolidação do CEITEC S.A. (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada) e a atração de investimentos internacionais para a instalação no Pais de industrias de produção de displays e semicondutores em qualidade e escala internacional. Além disso, a ENCTI busca a consolidação das 22 empresas de projeto de circuitos integrados em funcionamento no Pais. Para esses objetivos, uma serie de incentivos são oferecidos a essa indústria pela legislação PADIS (Lei 11.484 de 2007), atualizada em 2011.
Tecnologias de Informação e Comunicação
A estratégia do MCTI para a microeletrônica tem como foco a consolidação da empresa publica Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC S.A); a atração de investimentos internacionais para a instalação no País de empresas produtoras de displays e semicondutores; e a consolidação das 22 empresas de projeto de circuitos integrados em funcionamento no País. Para atingir esses objetivos, em 2011 foi atualizada a legislação PADIS (Lei no 11.484/2007), que oferece uma serie de incentivos para a indústria de componentes eletrônicos. (pg.99)