Contra cortes no CNPq, pesquisadores e coordenadores de Mestrados assinam carta aos Senadores e Deputados Federais
Preocupados com o reflexo dos cortes orçamentários do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores e coordenadores de programas de mestrado na área de Ensino, Física e Astronomia assinaram, nesta quarta-feira (28), uma carta aos Senadores e Deputados Federais. No documento, os pesquisadores ressaltam a importância do órgão para o avanço da ciência brasileira e a implicação que o déficit de orçamento pode acarretar para a formação e qualificação dentro dos programas. Na Unespar, assinaram o Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar e o Mestrado em Educação Matemática. Confira abaixo a carta na íntegra
Brasília, 28 de agosto de 2019
Aos Excelentíssimos Senadores e Deputados Federais,
Nós, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de todo o país, nos juntamos aos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Física e Astronomia para nos dirigirmos respeitosamente a Vossas Excelências para manifestar nossa grande preocupação com a situação orçamentária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fundado em 1951, o CNPq tem sido fundamental no financiamento da geração de conhecimento no país, com participação essencial nas inovações tecnológicas, na melhoria da saúde de nossa população, no dinamismo do agronegócio, na evolução cultural de nossa sociedade, entre outros, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em todo o território nacional. Em 2017, por exemplo, cerca de um terço de toda a produção científica brasileira divulgada em revistas especializadas teve aporte de recursos do CNPq.
A formação de pessoal altamente qualificado em nossos programas de pós-graduação depende crucialmente de sua participação, como protagonistas, em projetos de pesquisa: a melhor maneira de aprender o ofício de gerar conhecimento inédito é através de sua prática. Além de financiar equipamentos, materiais e insumos para a execução de projetos de pesquisa, o CNPq é responsável pelo sustento de uma fração apreciável de nossos estudantes-pesquisadores por meio de bolsas de estudo. Apesar de vários alertas já emitidos pela comunidade científica nacional e internacional, o orçamento do CNPq em 2019 ainda possui um déficit de R$ 330 milhões, sem os quais é impossível cumprir os compromissos já assumidos.
Entendemos o grave momento por que passa a economia brasileira e as restrições que isso implica sobre o orçamento da União. Porém, reivindicamos especial atenção para os mais de 80 mil pesquisadores financiados pelo CNPq, que estão diante da iminência de não receber as mensalidades de suas bolsas a partir do próximo mês de setembro, com graves implicações profissionais e pessoais. O país corre um grande risco de desperdiçar um recurso crucial para a construção da prosperidade no século XXI: a inteligência e o talento criativo de suas jovens gerações.
O estágio avançado do sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação é fruto, destacadamente, de investimentos e de esforços empreendidos pelo CNPq, ao longo de mais de seis décadas, no trabalho de um enorme contingente de cientistas, professores, estudantes e servidores, independentemente de preferências partidárias ou ideológicas. Contamos com Vossas Excelências para compartilhar a responsabilidade da preservação desse patrimônio nacional, que é crucial para garantir o futuro de nossos filhos e netos.
Atenciosamente
Marcelo de Carvalho Borba
Coordenador da Área 46 – Ensino da CAPES
Ivanize Rizzatti
Coordenadora Adjunta para Cursos Profissionais da Área 46 – Ensino da CAPES
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - UFRR
Tânia de Araujo Jorge
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde – FIOCRUZ RJ
Adailton Alves
Mestrado em Ensino em Contexto Indígena Intercultural – PPGECII UNEMAT
Alessandro Ribeiro
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFABC
Almira Alves dos Santos
Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia – UNCISAL
Andrea Maria Pereira de Oliveira
PPGEFHC – UFBA / UEFS
Andréa Pereira Mendonça
Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – Instituto Federal do Amazonas
Andreia Weiss
PPGEEDUC
Anencori Roesler Luersen Vieira Lopes
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física – UFSM
Benedito Eugenio
Programa de Pós-Graduação em Ensino – UESB – Vitória da Conquista
Bruno Ferreira dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências
e Matemática – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior
Programa de Educação para a Ciência e a Matemática
Carlos Alexandre F. Brito
Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde – São Caetano do Sul – SP
Carlos Euler de Souza Lucena
Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina – UFRN
Claudia Lisete O. Greenwald
PPGECM – ULBRA
Claudia R. Flores
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT UFSC
Carmen Rosilaine de Oliveira Farias
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – UFRPE
Cilene Maria Lima Antunes Maciel
Mestrado Acadêmico em Ensino – UNIC
Claudia Lucia Landgraf Valério
Mestrado Acadêmico em Ensino – IFMT
Cristiano Pessoa
Programa de Pós-Graduação EDUMATEC – UFPE
Deivid Marcio Marques
PPGECM – UFU
Diana Negrão Cavalcanti
Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – UFF / RJ
Edson José Wartt
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFS São Cristóvão – SE
Edson Pereira Barbosa
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática – UFMT /
Simop
Elisa Prestes Massena
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – UESC / BA
Elsbeth Léia Spode Becker
Universidade Franciscana
Estéfano Vizconde Verazeto
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – UFSCar Araras
Everton J. Goldoni Estevam
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESPAR
Fernando Junges
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – UNIPAMPA
Francisco Mattos
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Gecilane Ferreira
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFT – Araguaina / TO
Geraldo Wellington Rocha Fernandes
Programa de Pós-Graduação em Ciências, Matemática e Tecnologia – PPGCMAT
Gerlinde Teixeira
Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão – UFF / RJ
Gerson Tenório dos Santos
Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental – UNIMES – Santos
Giselle Rôças
Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ensino de Ciências – IFRJ
Gladys Denise Wielewski
REAMEC – Universidade Federal de Mato Grosso
Ilda Cecilia Moreira da Silva
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – UNIFOA –
Volta Redonda / RJ
Iran Abreu Mendes
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – UFPA
Irene Mauricio Cazorca
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Universidade Estadual de Santa
Cruz – UESC / BA
Ivanise C. Sousa
PPGECNM – UFRN
Ives Solano Araujo
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física – UFRGS
João Carlos Krause
PPGENCT – URI – RS
José Cezinaldo Rocha Bessa
Programa de Pós-Graduação em Ensino – UERN – Pau dos Ferros
José Dilson Beserra Cavalcanti
PPGECM – CAA / UFPE
José Wilson Pires Carvalho
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT
Josivânia Marisa Dantas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFRN
Leonardo Bis dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades – IFES
Licurgo Pereira Brito
REAMEC – UFPA
Línlya Sachs
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – Universidade Federal do Paraná
Luiz Clement
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias – PPGECMT
/ UDSS
Luiz Gustavo Santos Cota
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciëncias da Saúde e do Ambiente – FADIP – MG
Marcelo Bezerra de Morais
Programa de Pós-Graduação em Ensino – UERN / UFERSA / IFRN
Marcia Regina Royer
Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar – UNESPAR – Paranavaí
Marcos André Betemps Vaz da Silva
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação - IFCSUL
Marcos Antonio Gonçalves Jr
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Marcus Basso
Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática – UFRGS
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – UFRGS
Marcus Vinicius Pereira
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências – IFRJ
Maria Consuelo Alves Lima
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Maria Cristina Araújo de Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – UFJF
Maria do Rocio F. Siqueira
PPGGVS – Associação Ampla – UFRGS/UFSM/FURG/UNIPAMPA
Maria Goretti Andrade Rodrigues
Mestrado em Ensino – UFF
Marianne K. Eliasquecia
PPGCIMES – UFPA
Marise Reis
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – UFRN
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Goiás
Marta Feijó Barroso
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física – UFRJ
Mauricio Catabianco Lopes
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – Universidade
Regional de Blumenau
Patricia Fernandes Loutens Machado
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEduC / UnB
Paulo Sergio Camargo Jr
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza –
UTFPR – Londrina
Ricardo Gauche
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC UnB
Robson Domingues
Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde – UEPA
Roger Mianka
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP – Rio Claro
Ronaldo Barros Ripardo
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNIFESSPA
Rosana Alves
PPGEMAT – UFPEL
Silvia Sidnéia da Silva
Mestrado Profissional em Saúde e Educação
Shirley Takeco Gobara
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Suzette Rosana de Castro Wigrar
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Thais do Canto Dorow
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade
Franciscana
Terezinha Valim O. Gonçalves
PPG em Docência em Educação em Ciências e Matemática – UFPA
Valéria Silva Dias
Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – PIEC USP
Valmir Flôres Pinto
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – UFAM Humaitá – AM
Vera Aparecida F. Martin
Mestrado Profissional em Astronomia
Waldmir Araujo Neto
Mestrado Profissional em Ensino de Química – UFRJ