15/06/2020

Manifestação da SBMICRO sobre a empresa federal CEITEC S.A.


A Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) recebeu com extrema preocupação a notícia de que, na reunião de 10 de junho do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), foi tomada a decisão pela liquidação da empresa CEITEC pelo governo federal.

A Sociedade reafirma que a liquidação da CEITEC seria contrária ao interesse nacional de deter know-how próprio em microeletrônica. Essa medida não estabelece parcerias de fato, e irreversivelmente desperdiça a propriedade intelectual, ativos e investimentos já realizados na única fábrica de difusão de circuitos integrados (wafers) no Brasil e no centro de projetos da estatal.  No atual cenário em que potências mundiais, como os EUA e China, estão buscando se (re)equipar com fábricas e profissionais na área de circuitos integrados, a liquidação da CEITEC não só aumentará o fosso tecnológico do Brasil em relação às nações mais desenvolvidas, como diminuirá imensamente a capacidade brasileira para competir e inovar no mercado cada vez mais estratégico das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Esse mercado inclui inúmeras ramificações importantes, em muitas das quais a empresa Ceitec detém know-how técnico e comercial. Citamos os produtos em Internet das Coisas (IoT); segurança digital; e soluções de chips que encontram severas restrições de acesso para o Brasil, pois são desenvolvidas no exterior e consideradas tecnologias sensíveis devido ao seu potencial uso dual (civil e militar).

A SBMicro defende outras alternativas para melhorar a operação da CEITEC. As quais, a par de privatização parcial ou total, em articulação estratégica com empresas do setor e Institutos de P&D, preservem o know-how e o investimento no Brasil. Portanto, com veemente preocupação, apelamos para que o Ministério da Economia reavalie sua decisão anterior, articule ações com o MCTIC e promova uma consulta formal ou oferta de venda da empresa ou parte dos seus ativos. Para tal, somente um edital detalhado e com condicionantes poderá trazer sucesso ao Governo e à nação.

Há alternativas e urge buscá-las em efetivas parcerias. A liquidação será retrocesso irreversível. A SBMicro coloca-se à disposição para prestar esclarecimentos técnicos, comerciais e estratégicos para as autoridades preocupadas em preservar o empreendimento estratégico que é a CEITEC.“

São Paulo 15 de Junho de 2020.

 

Nilton Morimoto

Presidente da SBMicro

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados