30/07/2020

Conheça a Chapa Candidata para a Eleição da Diretoria SBMicro (2020-2022)


Atendendo à disposição estatutária, a SBMicro divulga a chapa inscrita para concorrer ao processo eleitoral que irá eleger a Diretoria da SBMicro para o biênio 2020/2022. 

           A chapa está organizada como a seguir:

·         Presidente: Linnyer Beatrys Ruiz Aylon (UEM)

·         Vice-Presidente: Marcelo Lubaszewski (UFRGS)

·         Diretora Administrativa: Michelly de Souza (FEI)

·         Diretor Financeiro: Jacobus W. Swart (IMEC)

 

Plataforma

O compromisso da chapa inscrita é intensificar ações que promovam a Microeletrônica no país e no exterior. As principais ações estão colocadas a seguir:

 

1.       Intensificar nossa participação e nossa contribuição no estabelecimento de políticas públicas nacionais que promovam o fortalecimento do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento e inovação tecnológica na área de microeletrônica, tão fundamental e estratégica para o país.

 

2.       Estreitar os relacionamentos com empresas, sociedades (IEEE, SBPC, SBC, SBF, SBFóton, entre outras), agências (CNPq, CAPES, FAP’s entre outras), MCTI, BNDES e associações (ABISEMI, ANPEI, Fórum Brasileiro de IoT, ABINEE, P&D Brasil entre outras)  bem como com o Ecossistema de Startups de Hardware com vista a criar novas oportunidades para a comunidade.

 

3.       Definir estratégias de articulação com os setores produtivos, públicos e privados como objetivo de encontrar alternativas de financiamento para as atividades de interesse comum para membros da sociedade, como pacotes de EDA e prototipação de CI’s, bem como ampliar o número de associados (pessoa física e jurídica)

 

4.       Reforçar a transparência e ampliar a participação dos Conselheiros nas discussões e na organização de ações em prol da sociedade, apreciando ideias que possam ser implementadas e que contribuam para tornar a sociedade mais engajada e participativa.

 

5. Estabelecer algumas diretorias especiais considerando as perspectivas promissoras de trabalho, sendo elas:

·         Diretoria de Novas Oportunidades, para esta diretoria está convidado Cleonilson Protasio de Souza (UFPB)

·         Diretoria de Relações Institucionais, para esta diretoria está convidado Alexandre Motta (UFRGS)

·         Diretoria de Integração, para esta diretoria está convidado Carlos Cruz (UFAM)

·         Diretoria de Programas Especiais, para esta diretoria está convidado Raphael Brum (UFRGS)

 

 

 

 Mini currículo dos Membros da Chapa 

 

 Linnyer Beatrys Ruiz Aylon (UEM)

Presidente

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon é Engenheira de Computação (1993), Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1996) e Doutora em Ciência da Computação (2003). Linnyer é Diretora Administrativa da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (2018-2020) e foi Diretora de Programas Especiais da SBMicro (2016-2020). É membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica do CNPq. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1D. Ela também é membro do Comitê Assessor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA). É uma das gestoras do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC), onde também é a responsável pelas atividades de Popularização da Ciência.  É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (2018-2020) da Universidade Estadual de Maringá. É tutora da SoftCom empresa júnior da UEM, do Ramo Estudantil do IEEE e Conselheira do IEEE WiE (Women in Engineering). É fundadora e líder do Grupo Manna de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Engenharia de Computação, a maior rede de IoT e Robótica do Paraná e uma das maiores do país. Em 2019, a professora foi indicada pela SBMicro ao Prêmio Carolina Bori e para o Prêmio de Ciência e Tecnologia SETI/PR. Também em 2019, a equipe da Profa. Linnyer foi a vice-campeã do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em 2018 recebeu Láurea da UEM como reconhecimento por sua dedicação. Em 2017, venceu Desafio Smart City. Em 2016, a tese orientada pela Profa. Linnyer foi vencedora do 2º. Lugar no Concurso de Teses e Dissertações da SBC. Em 2013, recebeu o reconhecimento IEEE Women in Engineering, entregue pelo Institute of Eletrical and Eletronics Engineers. A Profa. Linnyer é a responsável pelo Women in Microelectronics da SBMicro e pelo Projeto MannaAcademy, uma rede de estímulo à participação de Meninas em Microeletrônica que tem apoio do CNPq com impacto em 11 cidades do interior do Paraná.

 

Marcelo Lubaszewski (UFRGS)

Vice-Presidente

Marcelo Lubaszewski graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1986, onde recebeu o título de Mestre em Ciência da Computação em 1990. Em 1994 concluiu o Doutorado em Microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, na França. É Professor da UFRGS desde 1990. Atualmente é Pesquisador 1-B do CNPq, tendo servido como Coordenador, em duas ocasiões, do seu Comitê Assessor de Microeletrônica. De 2011 a 2016, esteve cedido à Empresa Pública CEITEC S.A., da qual tornou-se Presidente. Durante sua gestão, a empresa estabeleceu-se no mercado brasileiro como referência na produção e comercialização de chips para identificação por rádio-frequência (RFID) com aplicação no agronegócio, na saúde, em sistemas produtivos e logística, na mobilidade urbana e na identificação pessoal. Neste período, foi também um dos Fundadores e Diretor da Associação Brasileira de Semicondutores (ABISEMI) e um dos Fundadores da Associação Brasileira de Empresas de RFID (ABRFID). De retorno à UFRGS, foi nomeado Diretor do Zenit - Parque Científico e Tecnológico da UFRGS. No Zenit, vem desenvolvendo ações de educação/capacitação empreendedora, incubação de negócios (inclusive de impacto social) e inovação aberta. Estas ações atingem principalmente as áreas de engenharia, informática e biotecnologia. Em 2017 e 2018, exerceu também a função de Diretor de Pesquisa da ABRFID. Atualmente, é Vice-Presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do município de Porto Alegre, é membro do Conselho Superior de Inovação da cidade de Porto Alegre, é membro do Conselho Consultivo do Forum Brasileiro de IoT e Diretor de Projetos Especiais da Sociedade Brasileira de Microeletrônica.    

 

 Michelly de Souza (FEI)

Diretora Administrativa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI (2002), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2005 e 2008, respectivamente). Atuou como Pesquisadora de pós-doutorado do Centro Universitário FEI entre 2008 e 2013, onde atualmente é Professora Titular. Desde 2016 é a coordenadora dos programas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica e de Inovação (ITI) do Centro Universitário FEI. Possui experiência na área de Micro/Nanoeletrônica, atuando principalmente na caracterização elétrica, modelagem e simulação de dispositivos eletrônicos semicondutores fabricados em tecnologia SOI CMOS. É autora ou co-autora de mais de 150 artigos publicados em congressos e periódicos internacionais. Associada à SBMicro desde 2003 e membro do IEEE desde 2005, promovida à Senior Member em 2015, e bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, desde 2013. Atualmente é Editorial-chefe do Journal of Integrated Circuits and Systems (JICS).

 

 Jacobus W. Swart (IMEC)

Diretor Financeiro

Jacobus W. Swart recebeu diploma de Engenheiro e Doutor em Engenharia em 1975 e 1981 respectivamente, pela EPUSP. Após seu doutorado, ele trabalhou nas seguintes instituições: KUL, Bélgica; CTI, Campinas; EP/USP; SID Microeletrônica; RTI, EUA, e UNICAMP, como Professor Titular. Desde sua aposentadoria em junho de 2013 atua como professor colaborador na UNICAMP. Ele atuou como diretor do Centro de Componentes Semicondutores na UNICAMP. Ele foi diretor do CTI em Campinas. Ele é pesquisador, nível 1A, pelo CNPq, é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, membro da Academia Nacional de Engenharia e é Fellow do IEEE. Ele foi presidente da SBMicro duas vezes, Secretário da EDS/IEEE e membro do conselho (BoG) da EDS/IEEE por 2 períodos de 6 anos. Em 2013 ele fundou a empresa JW Swart Inovação em Semicondutores e realiza atividade de representação do IMEC da Bélgica.

 

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados