29/11/2018

Raimundo Carlos Silvério Freire recebe o prêmio Padre Roberto Landell de Moura 2018


Raimundo Carlos Silvério Freire: Tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1982), doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Lorraine França (1988) e pós-doutorado na Ecole Supérieur des Télécommunications (Paris-França). Foi professor da Universidade Federal do Maranhão, da Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications, da Ecole d'Ingénieur en Electronique, Automatique et Reseaux (Valence-França) e atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande. Suas áreas de atuação profissional são instrumentação eletrônica, metrologia, instrumentação biomédica e microeletrônica. Tem trabalhado com sensores, em especial os sensores termorresistivos para aplicações de medição de radiação solar, velocidade de fluidos e temperatura. Em microeletrônica tem trabalhos em circuitos analógicos reconfiguráveis, sistemas de aquisição de dados e conversores sigma delta. Em engenharia biomédica tem trabalhos para ajuda a deficientes auditivos, visuais e motores e na determinação da impedância pulmonar com a técnica das oscilações forçadas. É membro do NAMITEC (atualmente INCT-NAMITEC) desde 2006.

O professor Freire exerce um papel essencial de disseminação e promoção da microeletrônica no país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, com a formação de recursos humanos no nível de mestrado e doutorado, organização e promoção de eventos, coordenação de acordos de cooperação, entre outras. O prof. Freire tem atuado ativamente na promoção e agregação e promoção de grupos de microeletrônica nas universidades do Nordeste, a exemplo da UFBA e UFRN. Além disso, podem ser listadas as seguintes realizações.
• É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A, na área de microeletrônica;
• Foi membro do Comitê Assessor de Microeletrônica no CNPq;
• É vice-coordenador do INCT-Namitec;
• Organiza desde 2006 a Escola de Microeletrônica do Nordeste (EMicro-NE), realizada em diferentes estados do Nordeste, e que já está na sua 13a edição;
• Organizou a 1a Emicro-Norte, realizada em Manaus, AM;
• Organizou duas escolas sobre RFID: Sensoriamento e Recuperação de Energia;
• Faz parte do comitê organizador do INSCIT – International Symposium on Instrumentation Systems, Circuits and Transducers, o qual terá sua 3a edição realizada no “Chip in the Pampa 2018”;
• Coordenou 3 projetos CAPES-COFECUB, 2 projetos CAPES-BRAFITEC, 2 projetos PROCAD e 1 projeto PROCAD-NF;
• Orientou 59 dissertações de mestrado, 38 teses de doutorado e supervisionou 8 estágios de pós-doutorado;
• Organizou um livro e publicou 3 capítulos de livro, 366 artigos em conferências e 71 artigos em periódicos.

O Prof. Freire contribuiu fortemente para ampliar e congregar grupos de microeletrônica nas universidades do Nordeste, impulsionando assim a área nesta região. Adicionalmente, ele é o vice-coordenador do INCT NAMITEC e foi membro do CA-ME do CNPq. Ele tem promovido anualmente a “Escola de Microeletrônica do Nordeste” desde 2006. Além disso, ele orientou 59 dissertações de mestrado, 38 teses de doutorado e supervisionou 8 estágios de pós-doutorado.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados