26/04/2021

NOTA DA SBMICRO EM DEFESA DA CAPES


A Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), por decisão de sua Diretoria e Conselho, se manifesta acerca da recente nomeação da Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 A CAPES é, nacional e internacionalmente, reconhecida pela sua atuação no aperfeiçoamento do sistema brasileiro de pós-graduação com parâmetros de avaliação comparáveis às melhores práticas globais. Tem cumprido sua missão em forte sintonia e articulação com a comunidade acadêmica e científica nacional, sempre atenta às peculiaridades regionais do nosso País. Por estas razões, é fundamental que o dirigente maior da CAPES tenha acumulado ampla experiência na gestão acadêmica de pós-graduação, com conhecimento e fácil trânsito nas instituições nacionais e internacionais afins. 

 Neste contexto, a SBMicro não compreende a nomeação da Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo para presidir a CAPES, uma vez que sua trajetória científico-acadêmica não reflete as características desejáveis para um ocupante do cargo, como uma extensa atuação na formação de mestres e doutores em programas de pós-graduação de reconhecida qualidade, uma forte produção científica em sua área de atuação em pesquisa e uma ampla experiência que lhe conecte a instituições de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais. 

Causa particular preocupação o momento em que esta nomeação inesperada e injustificada ocorre. Atualmente, enfrentamos uma crise multidimensional, muitíssimo agravada pela queda vertiginosa do orçamento das agências de CT&I, inclusive da CAPES. E, se há algo que já se tornou claro para a sociedade neste momento de crise, é a importância de pesquisadores e de seus celeiros - ambientes de pós-graduação que os formam, capacitam e a eles disponibilizam recursos para fazer ciência, na busca e entrega de soluções para os nossos mais complexos desafios.

  Esperamos, portanto, que o Ministério da Educação reveja a nomeação e indique alguém com histórico profissional e formação compatíveis com a missão da CAPES de assegurar a qualidade dos programas de pós-graduação no país. E apela ao Ministro para que, juntamente com a CAPES e a comunidade científica do Brasil, lute pela recomposição do orçamento da Fundação para patamares que garantam, pelo menos, o funcionamento do sistema brasileiro de pós-graduação, atualmente ameaçado por cortes severos nas IES e na CAPES.


Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica

São Paulo, 24 de abril de 2021.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
©2021 SBMicro | Todos os Direitos Reservados