#6 LIVE PRÊMIO PE. LANDELL DE MOURA 2021 COM ENG. HENRIQUE DE OLIVEIRA MIGUEL
A #6 Live do Prêmio Pe. Landell de Moura 2021 será na próxima quarta-feira, 19/05/2021 às 17h30 no nosso canal do YouTube e o convidado será o Eng. Henrique de Oliveira Miguel ganhador do Prêmio Pe. Landell de Moura 2012.
A Presidente da SBMicro, Linnyer B. Ruiz Aylon, será a anfitriã desta sequência de Lives que contam um pouco dos 50 anos da Microeletrônica no Brasil.
Acompanhe no nosso canal YouTube https://www.youtube.com/watch?v=LtIlIFQ0z5I
A Edição 2021 do Prêmio Pe. Landell de Moura está recebendo indicações de 14 de abril a 30 de junho. Mais informações em https://sbmicro.org.br/eventos/premio-landell-de-moura
CV Resumido
Henrique de Oliveira Miguel
· Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília – UnB, em dezembro de 1980.
· Curso de especialização em Telecomunicações.
· No período de 1987 a 1990, exerceu a função de Assessor Técnico da Secretaria Especial de Informática - SEI.
· Entre 1991 e 1996, exerceu a função de Chefe de Divisão do Departamento de Política de Informática, com a atribuição de elaborar pareceres de habilitação de empresas aos incentivos previstos na Lei de Informática.
· A partir de 1997 ocupou o cargo de Coordenador Geral de Políticas de Informática da SEPIN/MCT. Dentre as atribuições da Coordenação estava a análise dos pleitos de incentivos fiscais instituídos pela Lei nº 8.248, de 1991, a representação no Grupo Técnico Interministerial que analisa o estabelecimento de Processos Produtivos Básicos e a participação no Fórum de Competitividade do Complexo Eletrônico/MDIC.
· Participou e coordenou diversos Grupo Técnicos e Comitês das políticas industrial e tecnológica no período de 2003 a 2010: Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE, Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP e Plano Brasil Maior – PBM e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - ENCTI.
· Em junho de 2003, como Coordenador-Geral da Coordenação-Geral de Microeletrônica da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, teve a atribuição principal de propor e implementar uma política industrial e tecnológica para o segmento de Microeletrônica e Displays.
· Participou ativamente da elaboração e proposição da política criada em maio de 2007, denominada Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Industrial da Indústria de Semicondutores – PADIS. Com a regulamentação da legislação que instituiu o Programa PADIS, diversos projetos de produção e de pesquisa, desenvolvimento e inovação se implantaram no País e a análise e o acompanhamento desses projetos foram realizados por esta Coordenação-Geral.
· Representante do MCTIC na Comissão do Bug do Milênio (Ano 2000), no Grupo Técnico TV Digital (Anos 2004 e 2005), no Grupo Técnico Interministerial Especificações GT-SINIAV – Sistema de Identificação Veicular (2006), no Grupo Técnico Conjunto Brasil-Japão Sistema de TV Digital (desde 2005), no Grupo Técnico Processo Produtivo Básico (desde 1993), Coordenador do Grupo Técnico Interministerial GTI-PADIS, responsável pelo acompanhamento do Programa PADIS e membro da Comissão de Coordenação do Programa CI-Brasil, criado em 2006.
· Membro do Comitê Gestor do Brasil-ID – CG Brasil-ID de que trata a Cláusula Terceira do Convênio ICMS 12, de 05 de abril de 2013.
· Recebeu o Prêmio Pe. Landell de Moura da Sociedade Brasileira de Microeletrônica no ano de 2012.
· Recebeu o título de Membro Honorário da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores em 2016.
· Desde janeiro de 2019, ocupa o cargo de Coordenador-Geral da Coordenação-Geral de Tecnologias Digitais (CGTD) da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação-SEMPI do MCTI.