01/09/2005

The Brazil IP Network


Esta mensagem apresenta o documento "The Brazil IP Network" (BrazilIP.pdf) Este documento é o resultado de uma longo estudo sobre as tendêncies no mercado mundial de Intellectual Property (IP) e os desafios e oportunidades de inserção do país neste mercado. Ele foi baseado na análise de mais de 30 artigos dentre relatórios de firmas de análise de mercado, publicações especializadas (por exemplo EE Times) e documentos do Plano Nacional de Microeletrônica (PNM). O objetivo central desta proposta é fazer uma contribuição ao esforço do MCT, viabilizando uma rede nacional de projetos que se encaixe dentro das diretrizes do PNM.

A missão da Brazil IP Network pode ser dividida em duas partes. A curto prazo ela pretende aumentar a capacidade do País em organizar atividades de projeto, expondo instituições de R&D a práticas internacionais de projeto (VSI/SRS) e avaliação. A longo prazo, o objetivo é agilizar a formação de massa crítica em projeto capaz de alavancar startups (Design Houses) no País. Neste sentido, ela complementa as linhas de ação do PNM.

A implementação desta rede está fundamentada em três pilares: um centro de serviços, competições avaliadas pela indústria e um portal. Esta estratégia vai ao encontro das diretrizes especificadas no documento base do PNM para uma rede colaborativa de projeto.

O documento descreve em detalhes cada um destes pilares. O portal (http://www.brazilip.org) já foi especificado, contratado e implementado por uma empresa especializada, devendo estar pronto para escrutinio público ao final de Outubro de 2002. Após a sua validação, este portal será doado ao PNM, ou a qualquer grupo de instituições interessado em viabilizar a Brazil IP Network.

Este documento não é um projeto acabado, mas sim uma contribuição ao esforço proposto no PNM. Assim sendo, ele está sendo colocado em domínio público para ser debatido, criticado e (principalmente) melhorado. É com este intuito que enviamos o mesmo para as pessoas abaixo, por serem as instituições que elas representam claros atores neste processo.

Vanda Regina Teijeira Scartezini (SEPIN/MCT)
Arthur João Catto (IPE)
Marcel Bergerman (GIP)
Renato Perez Ribas (SBMICRO)
Flavio Rech Wagner (SBC)
Celso Pinto de Melo (CNPq)
José Eduardo Fiates (Fundação CERTI)

Estaremos discutindo a proposta do Brazil IP durante o I Workshop on System Level Design, que se realizará Sab. (14/9/02), em Canela, no Chip-in-the-Pampa.

Uma versão "on-line" deste documento está em: http://www.ic.unicamp.br/~srigo/wsld/BrazilIP.html

Prof. Dr. Guido Araujo
Instituto de Computação - UNICAMP
E-mail: guido@ic.unicamp.br

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados