14/09/2021

Prof. Henri Boudinov recebe o prêmio Padre Roberto Landell de Moura 2021


Henri Ivanov Boudinov é graduado em Física pelo Departamento de Física Universidade Estadual de Sófia (1982), Mestre em Física  pelo Departamento de Física Universidade Estadual de Sófia (1983) e Doutor em Física pelo Instituto de Eletrônica Academia das Ciências Bulgária (1991). Realizou pós-doutorado na Australian National University, ANU, Austrália (2000). Atualmente é professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde, além de docente do curso de graduação em física, coordena o laboratório de Microeletrônica (LuE) e a atua nos programas de Pós-Graduação em Microeletrônica e Física - PGMICRO do qual participou ativamente de sua criação. Suas áreas de atuação profissional são: física de dispositivos semicondutores; processos tecnológicos; defeitos em semicondutores criados durante o processamento; síntese de novos materiais eletrônicos; medidas elétricas em micro e nano-estruturas;  modelamento de dispositivos eletrônicos e eletrônica orgânica.

As principais áreas de contribuições de pesquisa do Prof. Henri são:

1) Modelamento dos defeitos criados por implantação iônica em Si e GaAs

2) Ativação de dopantes e junções rasas em Si e SIMOX

3) Isolação elétrica em semicondutores III-V, produzida por irradiação iônica e processamento de dispositivos opto-eletrônicos usando feixes de íons

4) Defeitos eletricamente ativos em estruturas metal-óxido-carbeto de silício

5) Fotoluminescência e eletroluminescência de nanocristais de Si e Ge enterrados em dielétricos

6) Dispositivos eletrônicos de materiais orgânicos

O Professor Henri já orientou 17 alunos de mestrado, 13 de doutorado e diversos alunos de iniciação científica e monografias de graduação e também supervisionou 9 pós-doutorados.

Muitos de seus ex-orientados, atuam em posições de destaque em universidades nacionais e internacionais, além de empresas da área de microeletrônica como CEITEC e HT-Micron, por exemplo.

Participou, como avaliador, de mais de 150 bancas de pós-graduação.

O prof. Henri atua constantemente como revisor de periódicos, como exemplo citam-se: Journal of Applied Physics; Solid State Communications; Solid-State Electronics; Journal of Physics D. Applied Physics; Microelectronics Journal;  Applied Physics Letters

É membro da SBMICRO desde 2016,  membro sênior  do IEEE desde 2001 e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B.

COMPARTILHE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA

Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 - Trav. 3
Butantã São Paulo, SP
CEP: 05508-900
Brasil
Tel: +55 (11) 3091-5658 / 5270
Fax: +55 (11) 3091-5664
E-mail: sbmicro@sbmicro.org.br
©2024 SBMicro | Todos os Direitos Reservados