Chamada para Contratação de Profissionais - Projeto Inédito de Microeletrônica
A Universidade Federal de Santa Maria – UFSM em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, no âmbito do programa MCTI Futuro e dos Projetos de Interesse Nacional nas Áreas de TIC (PPI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) vem tornar público a chamada para contratação imediata de profissionais como bolsistas no projeto denominado Microeletrônica 1A * publicado no DOU no dia 09/11/2022, Edição 212, Seção 3, Página 10.
Os selecionados atuarão no projeto de desenvolvimento e implementação do novo microcontrolador brasileiro de 32 bits com conectividade RF, cujos requisitos gerais e áreas de atuações são as seguintes:
1. Requisitos Gerais: profissional formado em engenharia elétrica, eletrônica, da computação ou áreas afins, experiência profissional em projeto de circuitos eletrônicos integrados conforme áreas de atuação listadas a seguir.
Dedicação: 40h/semana
Tempo de Atividades no Projeto: até 30 meses
Remuneração: Bolsa em padrões acima do mercado e compatível com a atividade a ser desenvolvida na condição de pesquisador voluntário da UFSM.
Amenidades: Possibilidade do uso dos recursos da UFSM, entre ele acesso ao Restaurante Universitário, acesso às Bibliotecas, o que inclui acesso ao acervo local e periódicos, entre outros.
Outras Vantagens:
· ótimo ambiente de trabalho profissional junto a Santa Maria Design House (SMDH) e Grupo de Microeletrônica
· excelente oportunidade para atuar em um projeto profissional inédito com entrega de produto para o mercado
· conhecimento e uso de nó tecnológico avançado no desenvolvimento do projeto
· possibilidade de atuação com professores da UFPR, UnB, UFCG e UFMG, parceiros no desenvolvimento de blocos do projeto
· possibilidade de interação com empresas parceiras NOVUS, EXATRON, INTRAL, FKS e TECNOFLEX.
· possibilidade da realização de mestrado / doutorado durante o projeto
Forma de seleção: análise de Curriculum Vitae e entrevistas, considerando os requisitos de de cada vaga e conhecimento e experiência do candidato
Contratação: IMEDIATA
Período para submissão das candidaturas: até 06/03/2023
Profissionais interessados, enviar CV para batista@inf.ufsm.br e aaita@inf.ufsm.br. Com assunto: "Seleção de profissionais" indicando área (s) de atuação pretendida (s) e horários de disponibilidade para entrevista virtual.
* Este Projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991", conforme disposto no Art. 7º da Portaria MCTI Nº 5.275, de 5 de novembro de 2021
2. Áreas de Atuações
A) Projetista Front-end
Condições gerais:Profissional com graduação, forte currículo acadêmico, conhecimentos sólidos acerca do projeto de processadores e experiência em desenvolvimento de sistemas digitais. A responsabilidade da vaga e as habilidades requeridas estão resumidas a seguir.
Responsabilidades
● Projetar blocos de hardware de topo do chip e em nível de micro-arquitetura de acordo com especificação em alto nível;
● Propor soluções em hardware considerando estimativas de dissipação de potência e temporização de circuitos integrados;
● Forte habilidade e experiência em projeto (hands-on) de módulos e subsistemas em RTL, garantindo consistência com coding guidelines existentes;
● Integração do código RTL frente aos requisitos de especificação, verificação e backend;
● Interagir com foundries e companhias de EDA;
● Especificação e integração de IPs ao projeto do chip.
Habilidades pessoais e técnicas
● Organização e eficiência em cumprir deadlines;
● Excelente comunicação interpessoal;
● Trabalho em grupo;
● Conhecimento em projeto usando VHDL e/ou Verilog;
● Experiência em projeto FPGA (desejável ASIC) e fluxo de projeto usando ferramentas comerciais (Cadence,Synopys...);
● Conhecimento sobre técnicas de DFT e impacto em projeto RTL.
B) Projetista Circuitos Integrados (Back-end)
Condições gerais: Profissional com graduação, forte currículo acadêmico, conhecimentos sólidos acerca do projeto de processadores e experiência em desenvolvimento de sistemas digitais. A responsabilidade da vaga e as habilidades requeridas estão resumidas a seguir.
Responsabilidades
● Sintetizar (síntese lógica e síntese física) blocos de hardware de topo do chip e em nível de micro-arquitetura usando abordagens bottom-up e top-down;
● Especificar restrições de projeto (constraints) internas ao chip e de fronteira (comunicação com outros sistemas) considerando diferentes modos de operação;
● Analisar desempenho de blocos e do chip como um todo pré e pós layout: dissipação de potência, STA, IR drop etc;
● Executar etapas de floorplan, powerplan, place and route, DFT insertion; e sign-off físico (DRC/LVS) em um projeto mixed-signal;
● Interagir com foundries e companhias de EDA;
● Especificação e integração de IPs ao projeto do chip.
Habilidades pessoais e técnicas
● Organização e eficiência em cumprir deadlines;
● Excelente comunicação interpessoal;
● Trabalho em grupo;
● Conhecimento de VHDL/Verilog;
● Experiência em projeto ASIC e fluxo de projeto usando ferramentas comerciais (Cadence, Synopsys...);
● Conhecimento sobre técnicas de DFT e impacto no fluxo de síntese lógica e física.
C) Projetista de Circuitos Analógicos e Mistos
Condições gerais: Profissional com graduação, forte currículo acadêmico, conhecimentos sólidos acerca do projeto de processadores e experiência em desenvolvimento de sistemas analógicos. A responsabilidade da vaga e as habilidades requeridas estão resumidas a seguir.
Responsabilidades
· Atuar em atividades de projeto de circuitos integrados analógicos e mistos.
· Especificar, projetar e modelar blocos analógicos e mistos de média e de alta complexidade para compor periféricos de um microcontrolador
· Desenvolver as tarefas de leiaute.
· Desenvolver plano de testes e realizar verificação de topo.
· Auxiliar na fase de avaliação e teste do chip projetado e fabricado.
· Documentar soluções técnicas desenvolvidas: especificação, arquitetura, condições de contorno e observações técnicas.
Habilidades pessoais e técnicas
● Experiência em projeto de circuitos analógicos e mistos tais como: Conversores A/D e D/A, referência de tensão “bandgap”; osciladores e phase locked loop (PLL) entre outros.
● Experiência com ferramentas de projeto e simulação de circuitos analógicos: Virtuoso, Analog Design Environment e Simulador Spectre.
● Modelagem comportamental de circuitos integrados analógicos, VerilogAMS.
D) Back-End Analógico
Condições gerais: Profissional com graduação, forte currículo acadêmico, conhecimentos sólidos acerca do projeto de processadores e experiência em desenvolvimento de sistemas analógicos. A responsabilidade da vaga e as habilidades requeridas estão resumidas a seguir.
Responsabilidades
● Atuar em atividades de back-end analógico, em conjunto com as equipes de projeto analógico e digital para desenvolver as etapas da concepção de circuitos integrados até a sua manufatura e viabilizar sua implementação física.
● Realizar a estimativa de área de die para os projetos da empresa, bem como o planejamento topológico e particionamento dos mesmos. Realizar o roteamento, integração dos circuitos digitais, analógicos e do anel de pads de entrada e de saída, até o nível de topo do chip.
Habilidades pessoais e técnicas
● Experiência com leiaute de Topo: Planejamento do Die; Planejamento Topológico; Interconexões de Topo; Interconexões e Anel de PADs; Encapsulamento e Yield.
● Noções de Projetos de CIs: Projeto Analógico; Projeto Digital; Projeto de Radiofrequência; Projeto Mixed-Signal.
● Experiência com ferramentas de projeto e simulação de circuitos analógicos e digitais.