Profa. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, primeira mulher a receber o Prêmio Landell de Moura 2023.
O Premio Landell de Moura foi criado em 2007, com a intenção de estimular atividades de pesquisa e de inovação na área de microeletrônica e para comemorar e reconhecer as invenções de Pe. Landell de Moura, que foi um homem à frente do seu tempo, com grande visão, criatividade e persistência. Ele foi um precursor do rádio, demonstrando um sistema de comunicação sem fio por ondas eletromagnéticas, incluindo os componentes inventados por ele próprio, em 1894; demonstrou também a comunicação de voz a distância por modulação de feixe luminoso. Ele lutou por apoio industrial e governamental para seus inventos. Seus feitos e características o tornam um modelo a ser seguido.
O processo para escolha do novo Laureado início em março/23, com a definição da comissão, formada por Armando G. da Silva Júnior, Henri Boudinov e José Alexandre Diniz. O processo envolveu divulgação, recebimento das indicações, avaliação, votação e aprovação do comitê.
A comissão formada para escolher e ordenar a lista tríplice para o Prêmio Pe. Landell de Moura 2023, reuniu-se e avaliou as indicações recebidas, e por meio de votação formulário on-line, foram dados o prêmio para Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.
Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon é Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro); membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação - CATI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); titular do Conselho Administrativo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX, membro do GT de Semicondutores do Ministério da Economia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordenadora do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq. Assessora da Fundação Araucária, a fundação de pesquisa do Paraná. Linnyer é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1 do CNPq e líder do @manna_team, uma das maiores redes de pesquisa, ensino, extensão e inovação do Paraná e uma das maiores do Brasil com 200 participantes, entre eles 29 doutores e vários professores e estudantes de escolas públicas. É um dos membros do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC), Coordenadora do PPI Manna BraX, Coordenadora do MCTI do Futuro Manna BR (projeto nacional do MCTI), Coordenadora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy da Fundação Araucária. Membro do NAPI Educação do Futuro. Líder do Diretório de Pesquisa Manna Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Computação Invisível do CNPq. Titular do Conselho Administrativo da Evoa Aceleradora de startups e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Titular da Comissão GT INTER - Laboratório de Internacionalização da UEM/CAPES/ American Council of Education nomeada pela Portaria 1036/2019-GRE (2019-atual). Titular do Membro do Comitê Mulheres na Ciência do CTC/UEM que avalia a inserção das mulheres na ciência e na pesquisa e propõe políticas para mulheres no escopo da UEM e para outras instituições. Membro permanente do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM (2008-atual), onde foi a responsável pela criação do curso de doutorado. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG (2004-atual). Ela é Doutora em Ciência da Computação (2003) com pós-doutorado (2004), Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1996) e graduada em Engenharia de Computação (1993) e Teologia (2011).
Além disso, A carreira da professora Linnyer é reconhecidamente em prol da área de microeletrônica tendo contribuições relevantes em todos os níveis: nacional, regional e local, além dos esforços para a internacionalização da área e por seu reconhecimento nos governos (federal, estaduais e municipais), empresas, terceiro setor e academia como uma mulher coerente, líder com visão coletiva, persistente, atenciosa aos detalhes de todo ecossistema, visionária e criativa.
O prêmio foi concedido Prof. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon em cerimônia de Homenagem, realizada durante Jantar da Conferência do Chip in Rio 2023, no dia 31 de agosto de 2023.