SBMicro divulga resultado do Emicro-Ne 2023 e I Escola de SAW
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi, mais uma vez, palco da Escola de Microeletrônica do Nordeste, juntamente com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (UEMA). Este evento, que já está na sua XVIII edição, tem reconhecimento nacional e internacional no que tange à formação em microeletrônica do país. Com essa, já é a quarta edição que a UFS, com apoio do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), do Grupo de Pesquisa em Instrumentação Eletrônica (INSTRUMENTAÇÃO-UFS) e da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBmicro), assume papel de liderança na organização do evento, dessa vez com realização do instituto INCT Namitec.
Nesta XVIII edição, os resultados obtidos superaram o esperado para um evento online pós-pandemia, tendo mais de 700 inscrições no total, contando com mais de 500 espectadores assistindo aos minicursos ofertados durante os dois primeiros dias de Emicro realizados no ano de 2023, através do YouTube. Ainda não para por aí! Com o objetivo de inovar e apresentar a área de microeletrônica para cada vez mais pessoas, nesta edição foi feita, de forma inédita, a EM^2: Emicro para o Ensino Médio. A EM^2 cumpriu com objetivo de abrir as portas das oportunidades para os jovens do ensino médio, agregando esse público ao evento e apresentando conceitos e práticas importantes para o futuro profissional dos mesmos.
Enquanto esses dois eventos aconteciam, sob organização do grupo INSTRUMENTAÇÃO-UFS, também foi organizada pelo mesmo grupo, com realização do INCT Namitec, a I Escola de SAW. Este evento teve como principal objetivo fomentar a pesquisa na área de sensores SAW, além de apresentar para um maior público a parceria concretizada entre professores brasileiros com professores da França e Guiana Francesa. Estando na sua primeira edição, esse evento contou com dois dias de mini cursos de professores brasileiros e franceses, apresentando as oportunidades de trabalhos e pesquisas resultantes dessa nova parceria. Realizado presencialmente no miniauditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o evento teve suas vagas limitadas a 65 participantes devido à capacidade do espaço, e todas essas vagas foram preenchidas. Essa alta demanda reflete o interesse significativo e a importância atribuída à iniciativa, evidenciando a relevância das temáticas abordadas.