Professores e alunos do Centro de Informática desenvolvem seu primeiro circuito integrado
As aplicações do circuito estão voltadas para uso na fabricação de qualquer equipamento portátil para monitoramento e armazenamento de sinais biológicos e/ou imagens médicas durante grandes períodos de tempo, devido às características de compressão sem perdas efetuada pelo chip, possibilitando aquisição de grandes volumes de sinais garantindo maior precisão no diagnóstico médico.
O projeto foi desenvolvido sob a coordenação do Prof. José Antonio Gomes de Lima, com participação dos pesquisadores Prof. Antônio Carlos Cavalcanti e Prof. Leonardo Vidal Batista de acordo com a chamada do Programa Brazil-IP 2008, usando a metodologia BVM (Brazil-IP Verification Methodology). Foram responsáveis pelo desenvolvimento os alunos Yuri Gonzaga Gonçalves da Costa, Bruno Maia de Morais, Daniel Marques, Igor Gadelha, João Janduy Brasileiro e Lucas Lucena Gambarra.
Dezesseis amostras do chip foram recebidas, após fabricação e testadas com êxito, comprovando o sucesso da metodologia que prevê, entre outros procedimentos, a prototipagem em FPGA antes da fabricação. Segundo o Prof. José Antonio o projeto tem grande relevância para a UFPB e para o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Centro de Informática, pelo domínio da metodologia de projeto de circuitos integrados, visando atender à demanda de projetistas de circuitos integrados no país. Nesse particular, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reconhece a existência dessa demanda e a UFPB passa a ser um membro do grupo com domínio dessa tecnologia.