Um evento paralelo ao Chip in Rio 2023 com oficinas ligadas à tecnologia em Naves do Conhecimento da Cidade do Rio de Janeiro.
Naves do Conhecimento
Tem Menina no Circuito, grupo vencedor da edição de 2022 do “Nature Awards for Inspiring Women in Science”, na categoria “Science Outreach”, promovido pela revista Nature. Em várias das oficinas propostas, o público leva para casa o material produzido, aumentando o alcance da ação.
Manna Team é uma das maiores redes de pesquisadores na área de tecnologias exponenciais, aquelas que tem potencial para mudar a sociedade, entre elas estão a Internet das Coisas, Robótica e Inteligência Artificial. O Manna tem mais de 20 anos de experiência em atividades de popularização da ciência e realização de oficinas de Educação 5.0 em escolas e espaços públicos.
LAPED, Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação de Ciência, localizado no Instituto de Física da UFF, tem como objetivos atender a demanda dos cursos de formação de professores que visam a elaboração de pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências/Ensino de Física e de Divulgação de Ciência. Além disso, fomenta o diálogo entre o ensino de ciência e a ciência teórica, experimental e aplicada; realiza a aproximação dos professores da educação básica e as pesquisas nas universidades; promove cursos de formação continuada para professores de Física/Ciências; realiza oficinas de aplicação de ciência moderna e contemporânea para estudantes do Ensino Médio; e produz kits experimentais para aplicação de conceitos científicos na educação básica e na formação docente.
DISSE, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dispositivos Semicondutores, investiga e desenvolve estruturas semicondutoras para a confecção de dispositivos optoeletrônicos com ênfase em fotodetectores de infravermelho, células solares e dispositivos inéditos baseados em efeitos puramente quânticos ainda não explorados. O grupo tem se consolidado como um centro de epitaxia de semicondutores III-V, por produzir uma grande variedade de fotodetectores de infravermelho operando em diferentes faixas e otimizando distintas figuras de mérito, e avançou na compreensão de efeitos quânticos passíveis de serem aproveitados em dispositivos do amanhã.
O DISSE cumpre com sucesso suas missões em pesquisa, formação de recursos humanos, transferência do conhecimento adquirido para empresas e/ou órgãos governamentais e difusão científica.
Programa
Padre Miguel
Dia 01 de setembro
manhã e tarde
Circuitos Elétricos Maleáveis – Tem Menina no Circuito Circuito
Circuitos elétricos são sempre associados à ideia de algo difícil e complicado. Por outro lado, quem não gosta de apertar uma massinha, modelar, criar personagens? Ou então desenhar e colorir? E se tudo isso vier acompanhado de luzes e movimento? As oficinas de circuitos maleáveis, oferecidas pela equipe do Tem Menina no Circuito, associam arte e física para ilustrar conceitos simples de circuitos elétricos de forma criativa e divertida.
– Oficina de Massinha: os participantes irão montar um circuito elétrico usando massinha de modelar para ligar LEDs, mover motores, e criar esculturas luminosas a partir da sua imaginação.
– Oficina de Circuitos em Papel: usando fita condutora, leds e bateria, os participantes irão construir um circuito elétrico sobre papel e, a partir de recortes de revista ou desenhos próprios, farão um cartão pop-up luminoso que poderão levar para casa.
As oficinas de circuitos elétricos maleáveis são indicadas para um público a partir de 10 anos e, em geral, atraem o interesse de crianças, jovens e adultos, principalmente quando levam para casa o material produzido.
Dia 01 de setembro
à tarde
Palestra do Prof. Vitor Acioly, LAPED, UFF
Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro e a tecnologia da fronteira do conhecimento feita por brasileiros.
Programa
Penha
Dia 01 de setembro
de manhã
Vendo o Invisível – Prof. Renato Mourão, IFF
Na empolgante apresentação do conceito do kit “Vendo o Invisível”, somos conduzidos a uma jornada para desvendar o mundo invisível aos nossos olhos, explorando os segredos da radiação de infravermelho próximo. O kit é composto por uma webcam, especialmente modificada, capaz de observar a luz infravermelha, normalmente imperceptível ao olho humano. Ao longo da apresentação, os participantes conhecerão uma gama de experimentos, compreendendo desde o uso do filme fotográfico transparente apenas para o infravermelho até um controle remoto emissor no infravermelho, abrindo caminho para explorar suas aplicações práticas. Além disso, o uso de um pedaço de CD como grade de difração permite a separação da luz de uma lâmpada nas componentes visíveis e invisíveis, proporcionando uma experiência visualmente instigante. Por fim, experimentos com filtros de radiação visível e infravermelha mostram as diferentes interações dessas frequências luminosas com o ambiente.
Dia 01 de setembro
à tarde
MannAcademia de Internet dos Drones (IoD) – Manna Team
Nesta atividade, estudantes irão conhecer os conceitos envolvidos com a IoD e também irão aprender a pilotar drones. Na oficina teremos atividades práticas.
Dia 02 de setembro
de manhã
MannAcademia de Internet das Coisas Robóticas (IoRT) – Manna Team
Nesta atividade, estudantes irão conhecer os conceitos envolvidos na robótica e, em especial, com a participação das coisas robóticas na internet. Na oficina teremos atividades práticas.
Dia 02 de setembro
à tarde
MannAcademia de Inovação – Manna Team
Nesta atividade, pessoas irão conhecer os conceitos envolvidos com a inovação e, em especial, irão participar de um hackathon/bootcamp.