PRÊMIO Pe. LANDELL DE MOURA

O Prêmio foi criado em 2007, com a intenção de estimular atividades de pesquisa e de inovação na área de microeletrônica e para comemorar e reconhecer as invenções de Pe. Landell de Moura, que foi um homem à frente do seu tempo, com grande visão, criatividade e persistência. Ele foi um precursor do rádio, demonstrando um sistema de comunicação sem fio por ondas eletromagnéticas, incluindo os componentes inventados por ele próprio, em 1894; demonstrou também a comunicação de voz a distância por modulação de feixe luminoso. Ele lutou por apoio industrial e governamental para seus inventos. Seus feitos e características o tornam um modelo a ser seguido.
Na Edição 2021, a SBMicro está realizando uma série de Lives com todos os premiados. Serão oportunidades de conhecer as contribuições e histórias inspiradoras na microeletrônica. Confira abaixo a programação:

- 14/04/2021 (quarta-feira) 17h30 Armando G. da Silva Jr. (clique aqui)
- 22/04/2021 (quinta-feira) 17h30 Sergio Bampi (clique aqui)
- 28/04/2021 (quarta-feira) 17h30 João A. Zuffo (clique aqui)
- 05/05/2021 (quarta-feira) 17h30 Jacobus Swart (clique aqui)
- 19/05/2021 (quarta-feira) 17h30 Henrique Miguel (clique aqui)
- 09/06/2021 (quarta-feira) 17h30 Ricardo Reis (clique aqui)
- 16/06/2021 (quarta-feira) 17h30 João Martino (clique aqui)
- 23/06/2021 (quarta-feira) 17h30 Raimundo Freire (clique aqui)
- 30/06/2021 (quarta-feira) 17h30 Altamiro Susin (clique aqui)
- 07/07/2021 (quarta-feira) 17h30 Wilhelmus Van Noije (clique aqui)
- 14/07/2021 (quarta-feira) 17h30 Marcelo Lubaszewski (clique aqui)

Pessoas Elegíveis

Qualquer pessoa é elegível, sem restrição de nacionalidade, raça, credo, gênero, idade, podendo ou não ser membro da SBMicro. O indicado deve apresentar algumas das características do Pe. Landell de Moura, tais como ser visionário, criativo e persistente, e ter contribuído com o desenvolvimento da área de microeletrônica no Brasil.

Prêmio

Um certificado, uma medalha, isenção vitalícia da anuidade da SBMicro e inscrição gratuita nos próximos 5 congressos anuais da SBMicro.

Indicações

As indicações são feitas por membros da SBMicro em dia com suas anuidades. Todos os membros da SBMicro são convidados a encaminhar ao comitê do Prêmio Pe. Landell de Moura suas indicações dentro do prazo definido, acompanhadas de justificativa e currículo resumido do indicado, com endosso de mais dois especialistas, seguindo o formulário específico disponível na página da SBMicro.

Comitê do Prêmio Pe. Landell de Moura

O comitê será formado pelos três últimos agraciados com o prêmio e coordenado pelo último a receber a láurea. Cabe ao presidente da SBMicro fazer a convocação dos membros do comitê, como estabelecido na Assembleia Geral da SBMicro de 2017, definir o cronograma de trabalhos e providenciar ampla divulgação. Em caso de impedimento de algum dos membros, caberá ao presidente percorrer a lista de laureados na ordem cronológica inversa até obter os 03 nomes.

Procedimento de escolha

O comitê recebe as indicações como mencionado, escolhe e ordena três candidatos. O conselho elege o agraciado dentro da lista apresentada. Em caso de empate, cabe ao Presidente da SBMicro o voto de qualidade (voto de minerva). Ao final do processo da escolha, o coordenador do comitê prepara ata interna do conselho da SBMicro com uma justificativa clara e objetiva da escolha, bem como um folheto de apresentação do prêmio, contendo citação do prêmio, nome do agraciado e uma descrição dos feitos do mesmo, justificando a sua premiação. Este folheto será postado na página (site) da SBMicro e impresso para ser entregue durante a cerimônia de premiação.

Critérios

Liderança; contribuições científicas e tecnológicas; contribuições e serviços relevantes para a SBMicro, para o ensino da microeletrônica ou para o desenvolvimento da área no país; qualidade dos proponentes da indicação. Não há necessidade de atender a todos os critérios; basta uma contribuição significativa em um ou alguns dos critérios mencionados.

Apresentação

O prêmio será concedido durante o congresso anual da SBMicro, em cerimônia destacada do evento, como a abertura ou o jantar de confraternização, de acordo com a preferência do presidente da sociedade e do coordenador geral do evento.

Publicidade

O Presidente da SBMicro divulgará a escolha do premiado para os diversos canais de notícias: diários, boletins do CNPq, ABINEE, FAPESP, SBPC e outros, bem como na página da SBMicro, durante o mês do congresso anual. Uma brochura descrevendo o prêmio e as contribuições do premiado devem ser distribuídas durante a sessão de premiação.

Calendário da Edição


Início da divulgação da Edição 2021 do
Prêmio Pe. Roberto Landell de Moura

14/04/2021
Data final para que a comunidade indique seus
candidatos usando formulário apropriado
30/06/2021
Divulgação e entrega do Prêmio 27/08/2021

Regras do Prêmio

Qualquer pessoa é elegível ao prêmio, não tendo restrições quanto a ser membro ou não da SBMicro, nacionalidade, raça, credo, gênero ou idade. O premiado deve apresentar algumas das características inerentes ao Pe. Landell de Moura, ou seja: visionário, criativo e persistente, e ter contribuído com o desenvolvimento da área de microeletrônica no Brasil.
Como parte do prêmio o homenageado ganha um certificado, uma medalha e torna-se associado vitalício da SBMicro, sem pagar anuidades e inscrição gratuita nos próximos 5 congressos anuais da sociedade.

As indicações aos premiados são solicitadas a todos os membros da SBMicro para encaminhamento ao comitê do Prêmio Pe. Landell de Moura com endosso de mais dois especialistas, com justificativa e currículo resumido do indicado.

Comitê da Edição

- Armando Gomes da Silva Jr. (Coordenador)
- Raimundo Carlos Silvério Freire
- João Antonio Martino

Regulamento & Formulário

- Clique aqui para baixar o Regulamento do Prêmio
- Clique aqui para baixar o Formulário de indicação

Submissão da Indicação

Envie o formulário de indicação preenchido para o e-mail premiolandelldemoura2021@sbmicro.org.br.

Sponsored by:

Co-sponsored by:

Organized by:

Silicon Sponsors:

Platinum Sponsors:

Golden Sponsors:

Silver Sponsors: